Um avião de carga que caiu no norte da Grécia estava transportando 11 toneladas de armamentos, incluindo minas terrestres, para Bangladesh, dizem autoridades.
Pessoas que moram dentro de uma distância de 2Km do local onde o Antonov-12 caiu foram alertadas a ficarem dentro de casa.
A aeronave estava viajando da Sérvia para a Jordânia quando caiu no fim de sábado (16) perto da cidade de Cavala, na Grécia, matando todas as 8 pessoas a bordo.
Vídeos de testemunhas mostraram o avião em chamas e uma grande bola de fogo quando ele caiu.
Drones foram usados para sondar o local dos escombros com cautela, enquanto a rede de TV estatal grega divulgou que forças armadas, especialistas em explosivos e funcionários da Comissão de Energia Atômica da Grécia não estavam se aproximando do local até ele ser considerado seguro.
O piloto teria solicitado pouso de emergência no aeroporto de Cavala devido a um problema no motor logo após a decolagem, mas não conseguiu chegar à pista.
O avião foi percebido pelos residentes por volta das 22h45 (hora local).
“Havia chamas, ficamos com medo. Vários carros vieram, mas eles não puderam se aproximar porque havia explosões contínuas”, disse um residente.
O ministro da Defesa sérvio, Nebojša Stefanovic, disse que o avião estava transportando quase 11 toneladas de armamentos produzidos na Sérvia para Bangladesh.
Entretanto, há relatos conflitantes sobre quais tipos de armamentos estavam a bordo.
O avião, que faria paradas na Jordânia, Arábia Saudita e Índia antes de chegar ao seu destino final em Dhaka, capital de Bangladesh, estava sendo operado pela Meridian, uma companhia aérea de carga ucraniana.
Fonte: BBC