Um buraco negro adormecido que tem nove vezes a massa do Sol foi identificado fora da Via Láctea pela primeira vez, no que pesquisadores chamam de “descoberta muito emocionante”.
Embora não seja o primeiro candidato ao título, uma pesquisa da Universidade de Sheffield diz que esse buraco negro é “o primeiro a ser claramente detectado fora de nossa galáxia”.
Os pesquisadores vinham procurando sistemas binários de buracos negros há mais de dois anos antes de encontrar o que se tornou conhecido como VFTS243.
Paul Crowther, professor de astrofísica na universidade, descreveu o buraco negro como “descoberta muito empolgante” que chega após “vários candidatos a título de buracos negros adormecidos terem sido propostos”.
Buracos negros de massas estelares são formados quando estrelas massivas chegam ao fim de suas vidas e colapsam em suas próprias gravidades. Em um sistema de duas estrelas girando em volta uma da outra, esse processo deixa para trás um buraco negro em órbita com uma estrela companheira luminosa.
O buraco negro adormecido recém-descoberto é pelo menos 9 vezes a massa do Sol da Terra e orbita uma estrela azul quente com 25 vezes o peso do Sol.
Um buraco negro é considerado adormecido se ele não emite altos níveis de radiação, que é como tais buracos negros são detectados titpicamente. Buracos negros adormecidos são difíceis de identificar, visto que eles não interagem muito com os seus arredores.
Fonte: Mail Online