A Rússia está “lançando bases” para anexar território ucraniano que ela controla em violação da soberania do país, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, em uma coletiva de imprensa na terça-feira (19), citando a inteligência dos EUA.
Moscou está “começando a lançar uma versão do que você pode chamar de cartilha de anexação, muito similar àquela que vimos em 2014”, disse Kirby, referindo-se à invasão russa à Ucrânia e anexação da Crimeia há 8 anos.
“O governo russo está revisando planos detalhados para presumivelmente anexar várias das regiões da Ucrânia, incluindo Kherson, Zaporizhizhia, Donetsk e Luhansk”, disse Kirby.
Para preparar as condições no local para realizar essas ações, Kirby disse que a Rússia está tentando estabelecer o rublo como a moeda predefinida nas áreas sob seu controle, sabotar o acesso à internet de civis e forçar ucranianos a pedirem cidadania russa.
Na semana passada, Vladimir Putin assinou um decreto que abriu as portas para a obtenção rápida de cidadania russa para todos os ucranianos.
Repetidamente, a administração de Biden toma a medida incomum de revelar publicamente informações dos EUA sobre planos da Rússia na Ucrânia, como parte de um esforço para interromper e “descarrilar” objetivos do Kremlin.
Fonte: Business Insider