Chuva torrencial em nível recorde continua em amplas áreas do Japão

Cerca de 482 mil pessoas de 225 mil lares foram ordenadas a evacuar nas províncias de Yamaguchi, Shimane, Ehime, Fukuoka e Saga.

Ruas alagadas em Quioto nesta terça-feira, 19 de julho (JNN)

Níveis recordes de chuvas torrenciais continuam a cair em amplas áreas do sudoeste do Japão nesta terça-feira (19), levando autoridades locais a emitirem ordens de evacuação para mais de 480 mil pessoas e suspender parcialmente as operações de transporte público.

Publicidade

Várias faixas de chuva do fim de segunda-feira (18) até a manhã desta terça-feira trouxeram níveis recordes de precipitação para as províncias de Fukuoka, Saga e Oita na região Kyushu e na província de Yamaguchi no extremo oeste de Honshu, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).

A AMJ alertou sobre desastres naturais causados por faixas de chuva lineares que poderiam ocorrer novamente em Kyushu e Yamaguchi.

Em Hita (Oita), 81.5mm de chuva por hora foram registrados, seguidos por 63mm em Kurume (Fukuoka) e 62 em Yamaga (Kumamoto), de acordo com AMJ.

Desde a manhã desta terça-feira, mais de 482 mil pessoas de cerca de 225 mil lares foram ordenadas a evacuar nas províncias de Yamaguchi, Shimane e Ehime no oeste do país, assim como Fukuoka e Saga, de acordo com a Agência de Gestão de Incêndio e Desastre.

Em partes das províncias de Quioto e Shiga, precipitação recorde de cerca de 90mm por hora foi registrada nesta terça-feira (19), respectivamente, disse a AMJ.

Como resultado, serviços de trem-bala foram suspensos temporariamente entre Quioto e Maibara em Shiga, de acordo com a operadora Central Japan Railway Co.

Também em Kyushu, vários serviços de trem locais foram suspensos, de acordo com a Kyushu Railway Co.

Nas 24 horas até o meio-dia de quarta-feira (20), até 250mm de chuva estão previstos para o sul de Kyushu, até 200m no norte de Kyushu e até 150mm em Kinki e Tokai.

Fonte: News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Buraco negro adormecido é descoberto fora da Via Láctea

Publicado em 19 de julho de 2022, em Notícias do Mundo

O VFTS243 tem massa nove vezes a do Sol e é um sistema binário com uma estrela companheira.

A ilustração de um artista mostrando como pode ser o sistema estelar binário VFTS243 (Universidade de Sheffield)

Um buraco negro adormecido que tem nove vezes a massa do Sol foi identificado fora da Via Láctea pela primeira vez, no que pesquisadores chamam de “descoberta muito emocionante”.

Publicidade

Embora não seja o primeiro candidato ao título, uma pesquisa da Universidade de Sheffield diz que esse buraco negro é “o primeiro a ser claramente detectado fora de nossa galáxia”.

Os pesquisadores vinham procurando sistemas binários de buracos negros há mais de dois anos antes de encontrar o que se tornou conhecido como VFTS243.

Paul Crowther, professor de astrofísica na universidade, descreveu o buraco negro como “descoberta muito empolgante” que chega após “vários candidatos a título de buracos negros adormecidos terem sido propostos”.

Buracos negros de massas estelares são formados quando estrelas massivas chegam ao fim de suas vidas e colapsam em suas próprias gravidades. Em um sistema de duas estrelas girando em volta uma da outra, esse processo deixa para trás um buraco negro em órbita com uma estrela companheira luminosa.

O buraco negro adormecido recém-descoberto é pelo menos 9 vezes a massa do Sol da Terra e orbita uma estrela azul quente com 25 vezes o peso do Sol.

Um buraco negro é considerado adormecido se ele não emite altos níveis de radiação, que é como tais buracos negros são detectados titpicamente. Buracos negros adormecidos são difíceis de identificar, visto que eles não interagem muito com os seus arredores.

Fonte: Mail Online

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão