Uma agência das Nações Unidas diz que o número de pessoas na extrema pobreza em países em desenvolvimento aumentou em 71 milhões nos 3 meses após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.
O Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (UNDP) divulgou na quinta-feira (7) um relatório sobre o impacto da guerra na Ucrânia, a qual fez aumentar os preços de energia e alimentos.
O UNDP diz que preços em alta para commodities principais estão tendo impactos imediatos e devastadores sobre os lares mais pobres.
Ele diz que países na Ásia Central e em outras regiões geograficamente próximas à Rússia e Ucrânia enfrentam os impactos mais drásticos, junto com nações africanas que dependem de importações de alimentos.
A agência também diz que nações em desenvolvimento não podem responder ao problema devido aos seus altos níveis de dívidas soberanas e reservas fiscais esgotadas.
O UNDP diz que essas dificuldades empurraram o número daqueles vivendo com menos de US$3,2 por dia em 71 milhões em 3 meses desde março.
A agência das Nações Unidas está pedindo à comunidade internacional que dê suporte aos países através de alívio de dívida e outras medidas.
Fonte: NHK