O Japão confirmou o segundo caso de varíola dos macacos, com um homem na faixa dos 30 anos testando positivo em Tóquio, disse um funcionário do Governo Metropolitano nesta quinta-feira (28).
O homem, que havia viajado para o exterior, atualmente está hospitalizado, mas sua condição de saúde é estável, de acordo com o funcionário.
No primeiro caso confirmado no Japão, o paciente havia viajado para um país europeu do fim de junho a meados de julho onde ele teve contato próximo com uma pessoa infectada, disse o governo metropolitano.
O segundo paciente apresenta sintomas incluindo dor de cabeça, dores musculares e fadiga. O primeiro paciente tem sintomas similares e sua condição de saúde também é estável.
Na segunda-feira (25), o governo realizou uma reunião a fim de discutir medidas necessárias para responder a um possível surto de varíola dos macacos no país, após a Organização Mundial da Saúde ter declarado o surto da doença infecciosa uma emergência de saúde global.
Infecções vêm sendo reportadas desde maio fora da África Central e Ocidental, onde a doença é endêmica.
Sintomas da doença, que se espalha através de contato físico próximo, incluem febre, erupções cutâneas de proporção extensa, lesões na pele e nódulos linfáticos inchados após um período de incubação de 5 a 21 dias.
Fonte: Japan Times