Cerca de 482 mil pessoas de 225 mil lares foram ordenadas a evacuar nas províncias de Yamaguchi, Shimane, Ehime, Fukuoka e Saga.
Ruas alagadas em Quioto nesta terça-feira, 19 de julho (JNN)
Níveis recordes de chuvas torrenciais continuam a cair em amplas áreas do sudoeste do Japão nesta terça-feira (19), levando autoridades locais a emitirem ordens de evacuação para mais de 480 mil pessoas e suspender parcialmente as operações de transporte público.
Publicidade
Várias faixas de chuva do fim de segunda-feira (18) até a manhã desta terça-feira trouxeram níveis recordes de precipitação para as províncias de Fukuoka, Saga e Oita na região Kyushu e na província de Yamaguchi no extremo oeste de Honshu, de acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
A AMJ alertou sobre desastres naturais causados por faixas de chuva lineares que poderiam ocorrer novamente em Kyushu e Yamaguchi.
Em Hita (Oita), 81.5mm de chuva por hora foram registrados, seguidos por 63mm em Kurume (Fukuoka) e 62 em Yamaga (Kumamoto), de acordo com AMJ.
Desde a manhã desta terça-feira, mais de 482 mil pessoas de cerca de 225 mil lares foram ordenadas a evacuar nas províncias de Yamaguchi, Shimane e Ehime no oeste do país, assim como Fukuoka e Saga, de acordo com a Agência de Gestão de Incêndio e Desastre.
Em partes das províncias de Quioto e Shiga, precipitação recorde de cerca de 90mm por hora foi registrada nesta terça-feira (19), respectivamente, disse a AMJ.
Como resultado, serviços de trem-bala foram suspensos temporariamente entre Quioto e Maibara em Shiga, de acordo com a operadora Central Japan Railway Co.
Também em Kyushu, vários serviços de trem locais foram suspensos, de acordo com a Kyushu Railway Co.
Nas 24 horas até o meio-dia de quarta-feira (20), até 250mm de chuva estão previstos para o sul de Kyushu, até 200m no norte de Kyushu e até 150mm em Kinki e Tokai.
Fonte: News and Culture