Por causa da falha de comunicação que durou 86 horas, desde 2 de julho, impedindo os usuários de usarem o serviço de chamada telefônica, o presidente da KDDI, Makoto Takahashi, realizou uma coletiva de imprensa para as explicações, reiterando o pedido de desculpas aos usuários.
Depois das explicações técnicas, Takahashi informou que o valor decidido pela empresa para reembolso como pedido de desculpas é de 200 ienes.
Questionado por um jornalista sobre como a operadora chegou a esse valor, o presidente explicou que a falha em relação à chamada telefônica foi de 61 horas, portanto por 3 dias.
Considerando que o valor médio diário dos planos de assinatura é de ¥52, multiplicados por 3 o valor seria de ¥156, mas a companhia decidiu pelo valor arredondado de 200 ienes. O alvo é de 35,89 milhões de usuários, da au e de outros serviços telefônicos.
Isso significa um ônus de mais de 7,3 bilhões de ienes para a KDDI, o maior de todos os tempos. Além disso, serão deduzidos 20% de seu salário por 3 meses, assim como de outros diretores, na faixa de 10 a 20%. Também ficou decidido que a operadora promoverá melhorias para evitar que algo parecido volte a ocorrer.
Fontes: ANN e Nikkei