A Coreia do Norte poderá enviar trabalhadores a dois territórios no leste da Ucrânia controlados pelos russos, de acordo com o embaixador da Rússia em Pyongyang, uma ação que representaria um desafio às sanções internacionais contra o programa de armas nucleares do Norte.
De acordo com a NK News, um site sediado em Seul, o embaixador Alexander Matsegora disse que trabalhadores norte-coreanos poderiam ajudar a reconstruir infraestrutura destruída pela guerra em Donetsk e Luhansk.
Matsegora disse que havia “muitas oportunidades” em potencial para cooperação econômica entre o Norte e as repúblicas autoproclamadas na região de Donbas da Ucrânia, apesar das sanções da ONU.
Seus comentários ocorrem dias após a Coreia do Norte ter se tornado um de poucos países a reconhecer os dois territórios, acusando o governo ucraniano de ser parte de uma posição “hostil” de Washington face a Pyongyang.
Tradicionalmente, a Coreia do Norte ganhou muita moeda estrangeira tão necessária ao enviar cidadãos para trabalhar no exterior.
Sob sanções da ONU, tais trabalhadores teriam que ser repatriados até o fim de 2019, mas números significantes de norte-coreanos ainda estariam atuando na Rússia, China, Laos e Vietnã, após o prazo.
Fonte: The Guardian