Um lendário desenvolvedor de videogame ameaçou mover ação judicial por postagens falsas retratando ele como o assassino de Shinzo Abe.
O criador da Metal Gear, Hideo Kojima, foi ligado à morte a tiro do ex-primeiro-ministro do Japão em imagens no site 4chan.
As imagens foram compartilhadas por um político francês e teriam sido exibidas por veículos de notícias gregos e iranianos.
A Kojima Productions disse que “condena fortemente a propagação de notícias falsas e rumores que transmitem informação falsa”.
O post da 4chan usou uma foto de Kojima e o marcou falsamente como um “extremista esquerdista” com um registro criminal.
Ele também incluiu uma foto de Kojima com um tipo de Ushanka, um chapéu de pele de animais, usado por soldados na Rússia comunista, e uma outra dele em pé perto de uma imagem do revolucionário marxista Che Guevara.
Hideo Kojima misidentified as Shinzo Abe assassin by news channel, politicians: https://t.co/RXy1fjxfVn pic.twitter.com/WwcVkidlut
— Kotaku (@Kotaku) July 8, 2022
Imagens na mídia social mostraram que Damien Rieu, um político francês associado ao movimento nacionalista do país, havia tuitado imagens de Kojima com texto traduzido para: “A extrema esquerda mata”.
Desde então, ele deletou seu tuíte e publicou um pedido de desculpas para Kojima, dizendo que “ingenuamente fez uma piada por informação” e “fui errado em não verificar antes de compartilhar”.
Em resposta, a companhia do diretor de game tuitou uma declaração alertando que consideraria ação legal pela propagação de informação falsa.
#KojimaProductions strongly condemns the spread of fake news and rumors that convey false information. We do not tolerate such libel and will consider taking legal action in some cases. pic.twitter.com/fDi0FR9kB0
— KOJIMA PRODUCTIONS (Eng) (@KojiPro2015_EN) July 9, 2022
Shinzo Abe morreu na sexta-feira (8) após ter sido baleado com uma arma caseira.
A polícia diz que o suspeito, chamado Tetsuya Yamagami, de 41 anos, admitiu o assassinato.
Fonte: BBC