
Um dos cenários noturnos do Huis Ten Bosch (Flickr)
A gigantesca empresa de viagens H.I.S. está em fase de ajustes finais para a venda do parque temático e resort Huis Ten Bosch, em Sasebo (Nagasaki), para um grupo de investimentos de Hong Kong.
O valor da venda deve chegar a dezenas de bilhões de ienes. Como houve queda no seu desempenho por causa da epidemia do novo coronavírus, parece que pretende assegurar fundos para com essa venda.
A HIS detém a maioria das ações do Huis Ten Bosch, 66,7%, sendo que as empresas Kyushu Electric Power e JR Kyushu, além de outros acionistas, têm o restante.
A venda deverá ser decidida oficialmente em agosto e as demais empresas também pensam em abrir mão do parque. Assim, o complexo Huis Ten Bosch continuará a ser operado sob a égide dessa empresa de investimentos.
O parque temático Huis Ten Bosch foi inaugurado em 1992, tendo a Holanda como inspiração, em uma área de 152 hectares, o dobro da Tokyo Disneyland. Devido ao lento crescimento do número de visitantes, a empresa gestora solicitou a aplicação da Lei de Reabilitação Empresarial em 2003 e faliu.
Depois disso, tornou-se uma subsidiária da empresa de investimentos Nomura Holdings e foi adquirida pela HIS em 2010. Cinco empresas locais, como a Kyushu Electric Power, também investiram.
Devido à recuperação do número de visitantes, teve lucro operacional consolidado no período de outubro de 2021 a março de 2022 pela primeira vez em três anos.
Fontes: Nikkei e Yomiuri