Uma aeoronave da Air France (ilustrativa/banco de imagens)
Dois pilotos da Air France foram suspensos após brigarem fisicamente na cabine de um voo entre Genebra e Paris em junho, disse um funcionário da companhia aérea no domingo (28).
Publicidade
O voo continuou e aterrissou de forma segura, e a briga não afetou o restante da viagem, disse o funcionário, enfatizando o comprometimento da aérea com a segurança.
O jornal La Tribune da Suíça divulgou que o piloto e o copiloto tiveram uma briga logo após a decolagem e pegaram um no colarinho do outro após um deles, aparentemente, ter começado a agressão.
A tripulação de cabine interveio e um membro ficou no cockpit com os pilotos, segundo a reportagem.
Notícias sobre o voo emergiram após a agência de investigação aérea da França, a BEA, ter emitido um relatório em 24 de agosto dizendo que faltava disciplina para alguns pilotos da Air France em relação aos procedimentos durante incidentes de segurança.
Ela focou em um vazamento de combustível em um avião da Air France de Brazzaville na República do Congo com destino a Paris em dezembro de 2020, quando pilotos redirecionaram o voo, mas não cortaram a energia para o motor ou aterrissaram assim que possível, como exigem procedimentos em relação a vazamentos. A aeronave pousou de forma segura em Chade, mas o relatório da BEA alertou que o motor poderia ter pegado fogo.
A BEA mencionou 3 casos similares entre 2017 e 2022, e disse que alguns pilotos estavam agindo baseados em suas próprias análises da situação ao invés de protocolos de segurança.
A Air France disse que estava realizando uma revisão de segurança em resposta e prometeu seguir as recomendações da BEA.
Fonte: The Guardian