O RG420 cannabis cafe abriu há apenas alguns dias em Khao San, uma área de Bangkok, na Tailândia, popular entre mochileiros, e já está abarrotada de clientes.
Vários outros estabelecimentos do tipo surgiram em toda a capital desde quando a Tailândia descriminalizou a erva em junho, poucas semanas antes de suspender seus controles ligados à covid-19 sobre visitantes estrangeiros.
Chegadas estrangeiras encolheram para 2 milhões no primeiro semestre de 2022, de cerca de 40 milhões em 2019, e o dono do RG420, Ongard Panyachatiraksa e outros como ele veem seus cafes como determinantes aos esforços para recuperar a indústria do turismo que contribuiu para cerca de 12% do PIB (Produto Interno Bruto) antes da pandemia.
Ele disse que centenas de pessoas vêm visitando seu cafe todos os dias, e ele planeja abrir outros.
“Europeus, japoneses, americanos, todos estão procurando pela sativa tailandesa”, disse Ongard à agência de notícias Reuters, referindo-se a uma variedade da cannabis. “O cannabis e o turismo são um par”.
Em 2018, a Tailândia se tornou o primeiro país no Sudeste Asiático a legalizar a maconha para uso medicinal. Em junho deste ano, a planta cannabis inteira foi descriminalizada.
Isso levou a uma explosão em seu uso recreativo, algo que autoridades do governo, preocupadas com os efeitos negativos sobre a saúde e produtividade geralmente ligados ao uso descontrolado da erva, tentaram desencorajar.
Fonte: CNN