Grandes companhias aéreas japonesas estão realizando ações para usar combustível ecologicamente correto em uma tentativa de reduzir suas pegadas de carbono.
Combustível sustentável de aviação é feito a partir de plantas e óleo descartado. Dizem que ele emite cerca de 80% menos dióxido de carbono comparado a combustíveis convencionais.
A ANA Holdings visa ter sua frota operando exclusivamente com combustível sustentável e outras opções mais limpas até o ano fiscal de 2050. A operadora da All Nippon Airways estima que a mudança cubra 70% de sua meta de redução de CO2.
A companhia diz que expandirá sua rede de fornecedores de combustível sustentável no exterior, assim como aumentará esforços de pesquisa e desenvolvimento destinados em produção doméstica.
A Japan Airlines está realizando esforços similares. A companhia assinou um contrato com uma fornecedora nos EUA em um negócio conjunto com outras aéreas. Ela planeja usar o biocombustível para voos regulares.
A demanda por combustível sustentável de aviação está crescendo no mundo. Há ações na Europa exigindo que as companhias aéreas o utilizem.
Entretanto, o combustível é duas vezes mais caro para produzir, então há o desafio de reduzir custos através de inovação tecnológica.
Fonte: NHK