A Coreia do Norte está pronta para enviar 100 mil soldados a sua aliada Rússia como assistência militar a fim de intensificar a invasão do Kremlin à Ucrânia, disse o especialista militar russo Igor Korotchenko na TV estatal.
“Há relatos de que 100 mil voluntários norte-coreanos estão preparados para ir e fazer parte do conflito e construtoras norte-coreanas estão prontas para trabalhar junto com as nossas (para reparar os danos de guerra)”, disse o especialista de defesa russo em um painel de discussão ao vivo no Channel One, divulgou o New York Post.
Chamando os soldados norte-coreanos de “flexíveis, pouco exigentes e motivados”, Korotchenko disse que o Kremlin “não deveria se sentir retraído em aceitar a mão estendida para nós por Kim Jong-un”.
Não ficou claro imediatamente como a Coreia do Norte ofereceu assistência militar para a Rússia, enquanto sua guerra na Ucrânia se arrasta há mais de 5 meses.
Posicionada como quarta maior do mundo, a força militar da Coreia do Norte tem cerca de 1,3 milhão de soldados ativos, de acordo com o Conselho para Relações Estrangeiras sediado em Nova Iorque. Além disso, 600 mil atuam como soldados de reserva.
Fonte: The Independent