A administração de Biden adiou um teste, planejado há muito tempo, do míssil balístico intercontinental Air Force Minuteman III, para evitar a escalada de tensões com Pequim durante o show de força da China perto de Taiwan, disse o porta-voz de segurança nacional John Kirby em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (4).
A China enviou uma série de aeronaves e disparou mísseis no Estreito de Taiwan na quinta-feira, um dia após a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, ter visitado a pequena nação insular. A China considera Taiwan parte de seu território e nunca renunciou a usar a força a fim de trazê-la para seu controle.
A Força Aérea dos EUA havia planejado conduzir o teste nesta semana, disse Kirby, mas agora ele foi reprogramado para uma data, sem dizer quando exatamente, no futuro próximo.
Em abril, os EUA cancelaram um teste de seu míssil balístico intercontinental Minuteman III. O cancelamento foi destinado a diminuir tensões nucleares com a Rússia durante a atual guerra na Ucrânia.
O Minuteman III com capacidade nuclear, fabricado pela Boeing Co., é fundamental para o arsenal estratégico dos EUA. O míssil tem um alcance de mais de 9.660Km e pode viajar a uma velocidade de aproximadamente 24 mil Km/h.
Fonte: Swiss Info