A expectativa média de vida de mulheres e homens japoneses diminuiu pela primeira vez em 10 anos em 2021, mostraram dados do Ministério da Saúde na sexta-feira (29), enquanto o país combate a pandemia de covid-19.
Para as japonesas, a expectativa média de vida foi de 87.57 anos, queda em 0.14 ano em comparação ao ano anterior, enquanto que para japoneses encolheu 0.09 ano para 81.47 anos, de acordo com os dados.
Esse foi o primeiro declínio desde 2011, quando um massivo terremoto e tsunami atingiram o nordeste do Japão, causando problemas no complexo nuclear de Fukushima Daiichi e deixando mais de 15 mil mortos e vários desaparecidos.
Um funcionário do ministério enfatizou que a pandemia teve um impacto significativo na média de expectativa de vida, dizendo, “a covid-19 esteve por trás do declínio para a maioria dos homens”.
Apesar da queda, o Japão continua sendo o número 1 em termos de expectativa de vida para as mulheres, seguido pela Coreia do Sul com 86.5 anos e Singapura com 85.9 anos, de acordo com o ministério.
O Japão ficou em terceiro lugar para os do sexo masculino no ranking liderado pela Suíça, cujos homens têm uma expectativa de vida de 81.6 anos e a Noruega com 81.59 anos.
Fonte: Mainichi