Frasco de vacina contra a poliomielite (ilsutrativa/banco de imagens)
O Reino Unido está lançando uma campanha de vacinação de reforço contra a poliomielite em Londres tendo como alvo crianças com idade inferior a 10 anos, após confirmar que o vírus está se espalhando na capital pela primeira vez desde os anos 1980.
Publicidade
A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido identificou 116 agentes do poliovírus a partir de 19 amostras de esgoto neste ano em Londres. A primeira vez que ela deu o alerta sobre a descoberta do vírus foi em junho.
Os níveis do poliovírus encontrados desde então e a diversidade genética indicaram que a transmissão estava ocorrendo em vários bairros de Londres, disse a agência na quarta-feira (10).
Nenhum caso foi identificado ainda, mas em uma tentativa de se antecipar contra um surto em potencial, clínicos gerais agora convidam crianças de 1 a 9 anos a tomarem vacina de reforço, junto com uma campanha já anunciada.
A poliomielite, que se espalha principalmente através de contaminação por matéria fecal, costumava matar e causar paralisia em milhares de crianças anualmente a nível mundial.
Não há cura, mas a vacinação trouxe o mundo para mais perto do encerramento da forma selvagem ou de ocorrência natural da doença. Ela causa paralisia em menos de 1% das crianças que são infectadas.
Fonte: Channel News Asia