A fruta tropical maracujá é cultivada em estufa, em uma propriedade de fruticultura situada em Minamiise (Mie), por uma família japonesa. Este ano já começaram a colher e a distribuição é local.
A família Mochizuki cultiva cerca de 15 tipos de frutas cítricas na fazenda de 7 hectares e entre elas, há também essa fruta tropical, desde 2016, chamada de Ise Shima Passion.
No ano passado, segundo a família, não conseguiu colher tanto quanto esperava, devido aos danos causados por pragas e doenças, por isso o cultivo está sendo efetuado em estufas e ao ar livre, em uma área de 38 ares ou 0,38 hectare. Este ano não aconteceu nenhum dano, por isso, a expectativa é de que a colheita seja de aproximadamente 1,6 tonelada.
Na estufa, é realizado o cultivo suspenso usando vasos. Os frutos verdes tornam-se gradualmente roxo-avermelhados e são colhidos quando amadurecem.
Segundo a família, têm bom equilíbrio de acidez e doçura e um aroma refrescante. A melhor forma de saborear esses maracujás é cortá-los ao meio e comê-los com as sementes, ensina. Outra dica é deixar a fruta em um local fresco, depois de comprada, para amadurecer ainda mais para aumentar o grau de doçura.
O maracujá está sendo vendido em lojas diretas do produtor, tanto física quanto online, até meados de outubro. O preço da unidade é de ¥200 e na loja online tem em caixa também. Uma caixa com 2kg, cerca de 26 unidades, sai por ¥3.300.
Os locais de venda direta em Mie são (toque sobre o nome para abrir o mapa Google):
Fonte: Ise Shimbun