Uma baleia beluga presa no Rio Sena na França foi retirada da água no primeiro estágio de uma ambiciosa operação de resgate, de acordo com reportagem da BBC nesta quarta-feira (10).
A baleia de 4 metros de comprimento, uma espécie protegida geralmente encontrada em águas bem mais frias no Ártico, ficou presa no rio, no noroeste de Paris, por 1 semana.
Dezenas de veterinários estavam esperando em uma balsa para tratar a baleia após ela ter sido retirada da água com uma espécie de rede.
Cerca de 80 pessoas estão envolvidas no resgate, incluindo mergulhadores e a polícia.
A equipe de resgate levou 6 horas durante a noite para erguer a baleia enferma, que pesa 800 quilos, para fora da água e colocá-la em uma balsa.
A baleia estava sendo movida para um caminhão refrigerado que a levará de volta à costa. Eles então esperam cuidar do animal por vários dias antes de liberá-lo para o mar aberto.
“É uma longa operação de resgate, muito técnica, a qual exige-se muitas habilidades”, disse Isabelle Dorliat-Pouzet, secretária-geral de Eure.
A beluga ficou presa a mais de 100Km do mar e sua saúde se deteriorou porque ela não conseguiu comer.
Ocasionalmente, belugas se aventuram no sul durante o outono, mas é raro que elas viajem tão longe de seu lar natal.
De acordo com o Observatório Pelagis da França, que é especializado em mamíferos marinhos, a população de belugas mais próxima está ao largo da costa do arquipélago de Svalbard, ao norte da Noruega, a 3 mil quilômetros do Sena.
Le béluga a été sorti de l’eau après de longues heures de préparation et d’efforts. Bravo aux équipes impliquées d’avoir relevé ce défi.Les premiers examens médicaux ont été faits, les résultats seront bientôt connus. Le béluga va maintenant prendre la route vers Ouistreham. pic.twitter.com/Vc8aBMKf6r
— Sea Shepherd France (@SeaShepherdFran) August 10, 2022
Beluga morre durante resgate
(autalização à 00h30 de quinta-feira, 11 de agosto)
A beluga que ficou presa no Rio Seine e começou a nadar em direção a Paris morreu durante um esforço de resgate ambicioso destinado a ajudar a levá-la de volta para suas tradicionais águas frias do Ártico.
O animal foi eutanizado por veterinários após ficar com dificuldades para respirar enquanto estava sendo transportado pela estrada até a costa da Normandia. Horas antes, a beluga havia sido retirada da água doce do Seine, onde o animal não sobreviveria.
“Apesar de uma operação de resgate sem precedentes para a beluga, estamos tristes em anunciar a morte do cetáceo”, tuitou o prefeito do departamento de Calvados.
Fonte: BBC, The Guardian