O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em uma cerimônia do Dia da Marinha em São Petesburgo, antiga capital imperial, no domingo (31), que será feita a entrega dos mísseis de cruzeiro hipersônicos Zircon nos próximos meses e que “serão implantados em um local estratégico”.
O Zircon já foi testado em maio deste ano e o Kremlin anunciou nessa ocasião que “foi um sucesso”, pois são 9 vezes mais rápidos do que a velocidade do som.
Antes da cerimônia, Putin assinou a primeira revisão em 7 anos da Doutrina Marítima, documento que determina a política dos mares da Rússia.
Em seu discurso, além do Círculo Polar Ártico, do Mar Negro e do Mar de Okhotsk, ele mencionou o Estreito das Curilas, enfatizando que a Rússia deve protegê-los.
“Vamos protegê-los usando todos os meios de maneira confiável”, deixando clara uma posição forte.
Por outro lado, apontou os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), como ameaça à segurança “pela política estratégica dos EUA para controlar os oceanos do mundo” e “a proximidade da infraestrutura militar às fronteiras da Rússia”.
“Como forma de proteger os interesses nacionais, meios diplomáticos e econômicos serão priorizados em áreas importantes”, disse o chefe do Kremlin, embora não tenha mencionado a Ucrânia, mostrando postura de não desistir.
Fontes: NHK e NTV