Vladimir Putin trouxe de volta um prêmio da era soviética destinado a encorajar mulheres russas a terem mais filhos.
O título honorário “Mãe Heroína” foi estabilizado sob o poder de Joseph Stalin em 1944 após o país sofrer tremendas fatalidades durante a 2ª Guerra Mundial.
Mais de 400 mil cidadãs receberam esse título honorário, mas ele foi descartado após a queda da União Soviética em 1991.
Agora, Putin trouxe de volta a premiação, tendo dito anteriormente que medidas “fundamentais” são necessárias para resolver o problema do declínio populacional acentuado.
Mulheres russas que derem à luz a 10 filhos ou mais receberão um pagamento único de 1 milhão de rublos (cerca de US$16,5 mil) quando o décimo completar 1 ano.
Elas só receberão o valor se todos os outros nove filhos estiverem vivos, mas haverá certas exceções para aqueles que forem mortos por atos de terrorismo ou em conflitos armados.
As mulheres do título “Mãe Heroína” também receberão medalhas de ouro decoradas com a bandeira russa.
O título ostenta um nível similar de prestígio a ordens de estado como o Herói do Trabalho e o Herói da Rússia, divulga o Moscow Times.
Por décadas a população da Rússia tem estado em constante declínio, diminuindo em cerca de 400 mil para 145.1 milhões de pessoas no início de 2022.
Fonte: Metro UK