Rede de lojas chinesa Miniso vai mudar ‘estilo japonês’ após críticas

A Miniso descreve a si mesma há anos como ‘loja de produtos de estilo de vida com inspiração japonesa’, e foi comparada à rede Muji operada pela Ryohin Keikaku do Japão.

Uma loja da Miniso em Wuhan, China (banco de imagens)

O Grupo Miniso da China pediu desculpas por se promover como marca de estilo japonês e disse que faria mudanças em todas as suas lojas para retificar isso, tornando-se a mais recente varejista a responder a um aumento no patriotismo entre consumidores chineses.

Publicidade

A companhia, que tem mais de 5 mil lojas na China e no exterior, descreve a si mesma há anos como “loja de produtos de estilo de vida com inspiração japonesa”, e foi comparada à rede Muji operada pela Ryohin Keikaku do Japão.

Entretanto, no início deste mês, ela atraiu a ira de usuários da mídia social chinesa após sua conta espanhola no Instagram ter publicado imagens de bonecas, uma das quais é chamada de “boneca gueixa” mas que usuários chineses apontaram estar usando um vestido qipao, uma vestimenta tradicional chinesa.

Na quinta-feira (18), a Miniso emitiu um pedido de desculpas, dizendo que a companhia em seus dias iniciais “tomou o caminho errado” com seu posicionamento e estratégia de marketing, tendo contratado um designer japonês como seu chefe de criação entre o fim de 2015 e 2018.

Ela disse que desde o fim de 2019 começou a remover elementos japoneses de suas lojas e de sacolas de compras, dizendo que já havia feito isso em cerca de 3 mil de seus estabelecimentos na China.

Disse ainda que começaria a mudar placas e decoração interior em suas mais de 1,9 mil lojas no exterior, acrescentando que concluiria as mudanças até o fim de março de 2023.

A companhia também disse que puniria altos executivos envolvidos com a estratégia anterior e que suas sedes seriam responsáveis por todas as suas contas de mídia social no mundo.

Consumidores chineses nos últimos anos têm monitorado mais de perto o comportamento de grandes marcas e se tornaram cada vez mais críticos sobre companhias estrangeiras ou negócios locais vistos como insuficientemente patrióticos.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Feridos graves no acidente com incêndio de ônibus e carro na via expressa Nagoia

Publicado em 22 de agosto de 2022, em Acidentes

Um acidente seguido de incêndio, na via expressa Nagoia, causou vários feridos, sendo 2 com parada cardiorrespiratória.

Ônibus e carro em chamas, com bombeiros em ação na via expressa Nagoia (CBC TV)

Segundo informações do Corpo de Bombeiros e da polícia, ocorreu um acidente envolvendo um ônibus e um carro de passeio na via expressa Nagoia, em Kita-ku, Nagoia (Aichi), perto da IC de Toyoyama, por volta das 10h de segunda-feira (22).

Publicidade

Até o meio-dia a informação dos bombeiros é de pelo menos 9 pessoas ficaram feridas, das quais duas foram transportadas para o hospital com parada cardiorrespiratória. Segundo a informação, elas morreram no hospital.

Segundo a NHK, o ônibus que capotou e pegou fogo era um que fazia a linha da estação central de Nagoia ao Aeroporto da Cidade de Nagoia, em Toyoyama. Esse ônibus tem capacidade para 61 passageiros mas ainda não há informação de quantos estavam a bordo e como conseguiram sair.

Tampouco há informação sobre quantas pessoas estavam dentro do carro.

Os bombeiros informaram que os dois incêndios foram controlados por volta das 10h30 e que a via expressa continua fechada nesse trecho, segundo informação das 12h.

Ônibus totalmente queimado e também quase todo o carro (CBC TV)

Fontes: NHK, CBC TV e Nagoia TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão