Casos nas Ilhas Marshall aumentaram muito depois da primeira propagação comunitária ter sido confirmada.
Números de infecção por covid-19 aumentaram nas Ilhas Marshall, poucos dias depois da nação no Pacífico ter registrado sua primeira propagação local do vírus.
Na capital Majuro, o número total de casos quase dobrou desde a sexta-feira (5). Os números mais recentes significam que um entre dez residentes foram infectados nos últimos dias.
No domingo (14), o secretário da Saúde, Jack Niedenthal, disse que 75% dos testes realizados na nação estavam voltando com resultado positivos.
Várias ilhas no Pacífico tiveram sucesso em manter o coronavírus distante no início da pandemia através de restrições severas.
As Ilhas Marshall, com uma população de 59 mil pessoas, foram uma das últimas nações no mundo a ser intocada pela covid-19, antes de 2 casos terem sido identificados em outubro de 2020. Ambos haviam chegado dos EUA e foram isolados de outros.
Há uma semana, ela não tinha registrado transmissão comunitária do vírus, o que significa que a Covid não havia sido detectada passando de pessoa para pessoa.
Mas nesta segunda-feira (15), a primeira propagação local foi confirmada. O governo respondeu ao declarar “desastre de estado de saúde”, fechando escolas e introduzindo uma variedade de medidas de saúde públicas.
Desde outubro de 2020, duas mortes foram reportadas em toda a área das Ilhas Marshall com um total cumulativo de 3.036 casos registrados.
Fonte: BBC