O calor extremo prevaleceu novamente nesta segunda-feira (1º) em grande parte do Japão, com a temperatura passando dos 39ºC na cidade de Obama, na costa do Mar do Japão.
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), céus mais claros e luz solar ardente abrangeram o oeste e leste do país, dentre outras regiões. O fenômeno foehn, em que ventos soprando das montanhas ficam secos e fazem as temperaturas subirem, também reforçou o calor ao longo do Mar do Japão e áreas continentais.
Temperaturas diurnas chegaram a 39,1ºC em Obama (Fukui) e 38,9ºC em Yonago (Tottori). Em áreas da província de Saitama, os termômetros passaram de 38ºC.
As temperaturas devem ficar na faixa dos 25ºC durante a noite, levando a AMJ a fazer alerta contra insolação.
A previsão é de que as temperaturas aumentem mais na terça-feira (2), visto que um sistema de alta pressão deve ganhar força.
A AMJ aconselha as pessoas a evitarem sair de casa e se absterem de se exercitar durante o dia se possível.
A agência também pede às pessoas que usem o ar-condicionado de forma apropriada, mantenham-se hidratadas à noite e não usem máscara quando estão ao ar livre.
Condições atmosféricas continuam instáveis principalmente na região Kanto Koshin e no norte do Japão.
As regiões de Hokkaido e norte de Tohoku podem registrar forte chuva de 30mm por hora ou mais por toda a terça-feira. Tempestades podem atingir certas áreas em Kanto Koshin, acompanhadas por precipitação noturna de 50mm ou mais em 1 hora.
Em Kanto Koshin, há chance de uma mudança repentina no clima durante o dia. A AMJ pede aos residentes que fiquem em alerta contra deslizamentos, inundações em áreas baixas e transbordamento de rios.
Fonte: NHK