Em coletiva feita nesta segunda (15) pelo ministro da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, foram confirmados 96 casos de enchentes de rios e 126 de delizamentos de terra na região de Tohoku, concentrados nas províncias de Akita e Aomori.
A província de Akita registrou danos agrícolas graves causados por inundações de plantações (tanbo), enchentes e deslizamentos de estradas florestais. Segundo o governo de Akita, os prejuízos agrícolas totalizam em ¥700 milhões na estimativa feita na segunda.
Em Aomori, os danos no bairro de Ajigasawa se destacam. Foram recebidos 445 relatos de inundações em residências no município. Em toda a província de Aomori, foi confirmado que no mínimo 670 casas e residências foram danificadas pelas chuvas.
Em toda a região de Tohoku, 7 linhas de trens estão paradas devido à destruição de pontes e inundações. “Espera-se que seja necessário um longo período para reconstruir as linhas, mas vamos trabalhar para construir novos métodos de transporte para auxiliar os moradores locais”, comenta o ministro.
Existe a previsão de chuvas históricas em toda a região de Tohoku ainda para esta semana, podendo chegar a 250mm em algumas regiões. As autoridades pedem para os cidadãos terem mais cuidado, e comentam que a situação poderá piorar nos próximos dias.
Fonte: NHK