A rede Lawson anunciou que a inteligência artificial (IA) criada pela empresa para sugestão de descontos de produtos será implementada em 162 lojas de Tóquio e 23 de Tohoku até o fim de setembro.
A IA sugere os valores de descontos baseados no estoque e vendas de cada loja. Em testes realizados entre junho e outubro de 2021 na região de Tohoku, as vendas aumentaram em 0,6%, e o custo de descarte de produtos vencidos diminuiu em 2,5%.
O sistema define descontos conforme a previsão de vendas em cada período do dia. Produtos que podem ser vendidos até a tarde têm descontos definidos entre as 10h e 11h, e produtos populares no período da noite tem descontos válidos entre as 15h e 18h. Em relação aos produtos vendidos na madrugada, os descontos são calculados de forma diferente e aplicados duas vezes ao dia. O valor do desconto começa em ¥10 e pode chegar até metade do preço do produto.
Segundo o Lawson, o objetivo do sistema é diminuir o custo de descarte de itens vencidos e diminuir o desperdício de alimentos. A rede explica que vem desenvolvendo métodos para reduzir principalmente o desperdício em 50% até 2030, e em 100% até 2050.
A rede pretende implementar a IA em todas as lojas do Japão até o ano fiscal de 2023, mas relata que será uma tarefa árdua treinar os funcionários e preparar a infraestrutura nas lojas para receber a tecnologia.
Fonte: ANN