A Agência de Recursos Naturais e Energia (Enecho) anunciou na quarta-feira (7) que o preço médio de varejo do litro da gasolina comum a partir de segunda-feira (5) é de 169,6 ienes por litro. Houve um aumento de 1,1 iene em relação ao da semana passada.
Foi o primeiro aumento em 4 semanas, assim como o do óleo diesel (¥149,6) e da gasolina de alta octanagem, passando a ¥180,4 o litro.
Embora um subsídio de 37,1 ienes por litro tenha sido introduzido desde quinta-feira passada, os preços do petróleo subiram devido a preocupações com os principais países produtores de petróleo sugerindo cortes na produção para estabilizar os preços.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) prevê que o preço da gasolina na próxima semana deverá chegar a 206 ienes sem o subsídio. Mas, será aplicado um subsídio de 36,5 ienes a partir de quinta-feira (8).
O governo estendeu o sistema de subsídio à gasolina, que expiraria no final deste mês, e iniciou ajustes para reduzir gradativamente o limite superior de 35 ienes em 5 ienes a partir de novembro.
A quantidade total do subsídio deve chegar a aproximadamente 1,9 trilhão de ienes até o final deste mês, por isso, o governo está analisando uma estratégia para retirá-lo sem causar confusão.
Fontes: Enecho, ANN e FNN