Cinco pessoas morreram após um barco ter virado em águas ao largo da Ilha sul da Nova Zelândia no sábado (10), com “indicações de que a embarcação colidiu com uma baleia”.
O barco com 11 pessoas a bordo, a maioria de um grupo de observação de aves, virou em águas calmas logo após as 10h em Goose Bay, a cerca de 15Km de Kaikoura, de acordo com autoridades locais.
Uma operação de resgate que se expandiu por cerca de 7 horas foi encerrada quando um esquadrão de mergulho da polícia recuperou cinco corpos de dentro do barco.
Antes, imagens na mídia social mostraram sobreviventes acenando, pedindo ajuda sobre o casco do barco de 8,5m, o qual a polícia confirmou ser de uma empresa de charter local.
O prefeito de Kaikoura, Craig Mackle, disse à agência de notícias AFP que havia “indicações” de que o barco colidiu com uma baleia, entretanto, a polícia não comentou sobre essa possibilidade, visto que sua investigação continua.
“A informação que temos no momento é que parece ter sido uma colisão. Com isso, não sabemos nesse estágio”, disse o sargento da polícia de Kaikoura, Matt Boyce, em uma coletiva de imprensa.
Kaikoura é uma atração turística popular devido a sua vida selvagem abundante e ostenta a experiência pioneira de visualização de baleias.
Fonte: Channel News Asia