Coreia do Norte lança míssil balístico no domingo

Embora não tenha caído na ZEE do Japão, não deixa de ser uma ameaça para desestabilizar a paz, tanto da Coreia do Sul quanto do Japão.

Imagem do desfile de janeiro de 2021 (Televisão Central da Coreia via NHK)

O Ministério da Defesa do Japão (MOD) anunciou na manhã de domingo (25) que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico em direção ao Japão, por volta das 6h52, mas estima-se que tenha caído fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE). 

Publicidade

A altitude máxima atingida foi de cerca de 50 quilômetros, e a distância de voo foi estimada em cerca de 400 quilômetros, sendo a análise do governo japonês. Mas, a Coreia do Sul estimou em 60 e 600 quilômetros, respectivamente. 

Coincidentemente, foi 3 dias depois que o porta-aviões dos EUA, Ronald Reagan, chegou à base naval sul-coreana em Busan. Além disso, a vice-presidente norte-americana Kamala Harris está com programação para visitar a Coreia do Sul em alguns dias.

O porta-aviões Ronald Reagan chegou no dia 23 em Busan (NHK)

Foi o 19.º lançamento de projéteis pela Coreia do Norte este ano, sendo que 15 foram mísseis balísticos e 2 mísseis de cruzeiro de longa distância. Foram 7 em janeiro, 1 em fevereiro, 3 em março, 1 em abril, 4 em maio, 1 em junho, 1 em agosto e este em setembro. 

Em resposta ao lançamento de mísseis balísticos da Coreia do Norte, o Comando Indo-Pacífico dos EUA emitiu um comunicado dizendo: “Estamos em estreita consulta com aliados e parceiros sobre o lançamento de mísseis balísticos. Embora este não represente uma ameaça imediata para nossos aliados, destaca a natureza desestabilizadora do desenvolvimento ilegal de armas de destruição em massa e programas de mísseis balísticos da Coreia do Norte“.

Além disso, enfatizou que o compromisso dos EUA com o Japão e a Coreia do Sul é inabalável.

Fontes: NHK e ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mazda considera encerrar produção na Rússia, seguindo saída da Toyota

Publicado em 25 de setembro de 2022, em Notícias do Mundo

A fabricação na Rússia já havia sido suspensa, e agora a Mazda está considerando uma saída completa do país.

Fachada de concessionária da Mazda em Samara, na Rússia (banco de imagens)

A Mazda está considerando encerrar a produção na Rússia, visto que as interrupções na rede de fornecimento causadas pela guerra na Ucrânia fazem com que a retomada de operações fique cada vez mais difícil.

Publicidade

A montadora japonesa produz veículos em um empreendimento conjunto com a fabricante local Sollers em Vladivostok.

Combinada com a participação da Sollers, a produção na planta chegou a 29 mil unidades em 2021, de acordo com a companhia de pesquisa MarkLines.

A fabricação já havia sido suspensa, e agora a Mazda está considerando uma saída completa. Nenhuma decisão foi tomada sobre encerrar as vendas ou serviço de manutenção.

Isso ocorre após o anúncio da Toyota na sexta-feira (23) de que ela estava deixando as operações russas.

Saídas de montadoras japonesas da Rússia e a atual mudança para veículos elétricos poderiam estimular uma reorganização de produção de autopeças na Europa.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!