A Coreia do Norte diz que não enviou quaisquer armas para a Rússia durante a guerra na Ucrânia e que não tem planos de fazer isso, afirmando que relatos da inteligência dos EUA sobre transferência de artefatos eram uma tentativa de manchar a imagem do país.
Em uma reportagem da mídia estatal nesta quinta-feira (22), um funcionário da defesa norte-coreano não identificado disse para os EUA pararem de fazer “comentários imprudentes” e manterem a boca calada”.
No início deste mês, funcionários da administração de Joe Biden confirmaram uma avaliação desclassificada da inteligência dos EUA de que a Rússia estava no processo de comprar armas da Coreia do Norte para abrandar uma escassez severa no fornecimento na Ucrânia agravada por controles de exportação e sanções lideradas pelo país na América do Norte.
Enfrentando sanções e controles de exportação, a Rússia comprou drones fabricados no Irã os quais os EUA disseram ter problemas técnicos.
Especialistas dizem que a Coreia do Norte, se disposta, poderia se tornar uma grande fonte de pequenas armas, artilharia e outras munições para a Rússia, considerando a compatibilidade de seus sistemas de defesa baseados em raízes soviéticas.
Fonte: AP News