Finlândia fecha fronteira para turistas russos

A decisão ocorre após o número de russos chegando na fronteira ter aumentado depois de uma convocação de 300 mil reservistas pelo presidente Vladimir Putin.

Fila de carros em checkpoint na fronteira com a Finlândia em Torfyanovka na Rússia, 2019 (ilustrativa/banco de imagens)

A Finlândia está fechando sua fronteira para turistas russos a partir desta sexta-feira (30), a última das vizinhas de Moscou da União Europeia a fazer isso.

Publicidade

Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia fecharam suas fronteiras para turistas russos no início deste mês.

Contudo, os russos ainda têm permissão para visitar familiares ou a trabalho e estudar na Finlândia, disse o ministro de Relações Exteriores.

A decisão ocorre após o número de russos chegando na fronteira ter aumentado depois de uma convocação de 300 mil reservistas pelo presidente Vladimir Putin.

Filas se formaram na fronteira, visto que pessoas estavam tentando fugir, incluindo longas filas na fronteira da Rússia com a Georgia, que não exige visto para viagem.

A Finlândia, que compartilha uma fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia e não exige visto, também registrou um aumento de pessoas tentando entrar no país após a mobilização parcial.

Falando na quinta-feira (29), o ministro de Relações Exteriores finlandês, Pekka Haavisto, disse em uma coletiva de imprensa que a ordem de mobilização teve um “impacto significante” sobre sua decisão.

“A decisão visa evitar completamente a atual situação de turismo russo para a Finlândia e o trânsito relacionado pela Finlândia”, disse ele.

O governo também disse que o fluxo de russos foi visto como perigoso para as relações internacionais da Finlândia.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Norte lança míssil na noite de quinta-feira

Publicado em 29 de setembro de 2022, em Ásia

Pelo segundo dia consecutivo foi realizado o lançamento de míssil balístico por Pyongyang.

Imagem de arquivo do desfile de armas nucleares da Coreia do Norte (NTV)

Às 20h53 de quinta-feira (29) a Guarda Costeira do Japão informou, através do Ministério da Defesa do Japão (MOD), que a Coreia do Norte fez mais um lançamento de míssil balístico.

Publicidade

Segundo informações do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o míssil foi lançado em direção ao Mar do Japão, por volta das 20h50, mas caiu fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do país.

Os militares sul-coreanos estão se apressando para coletar e analisar informações detalhadas junto com os militares dos EUA.

Recentemente a Coreia do Norte fez lançamentos em 25, de um míssil balístico de curto alcance, e mais dois na quarta-feira (28).  

Somente este ano já somam 21 lançamentos no total, sendo 7 em janeiro, 1 em fevereiro, 3 em março, 1 em abril, 4 em maio, 1 em junho, 1 em agosto e 3 este mês.

Represália à visita da vice-presidente dos EUA?

Além do exercício militar conjunto entre Coreia do Sul e EUA, a vice-presidente americana Kamala Harris desembarcou no país vizinho, depois de ter visitado o Japão.

Ela fez uma parada, na quinta-feira, na Zona Desmilitarizada que divide a Península Coreana, ao enfatizar o compromisso dos EUA com a segurança de seus aliados asiáticos diante de uma Coreia do Norte cada vez mais agressiva.

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance na quarta-feira, enquanto Harris estava no Japão, e disparou um antes de deixar Washington no domingo. 

Os lançamentos contribuíram para um nível recorde de testes de mísseis este ano, com o objetivo de mostrar que Pyongyang pode ser reconhecida como uma potência nuclear de pleno direito.

Mais cedo, Harris se encontrou com o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol em seu gabinete em Seul, onde ambos condenaram a intensificação dos testes de armas da Coreia do Norte e reafirmaram o compromisso dos EUA de defender a Coreia do Sul com uma gama completa de suas capacidades militares em caso de guerra.

Fontes: JNN, NHK, Nikkei e News Digest

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!