Às 3h05 de terça-feira (20) no horário do Japão e 13h05 no México, de segunda-feira (19), ocorreu um forte terremoto de magnitude 7,7 com epicentro em Coalcoman, Michoacán.
O abalo foi sentido em 12 estados, sendo que com maior intensidade na cidade do México, Michoacán, Oaxaca, Colima e Puebla. As autoridades locais emitiram alerta de tsunami, de altura máxima de 0,79 metro, e em algumas localidades foram verificadas alterações na maré.
Alteração do nível do mar no Japão
Pequenas mudanças no nível do mar são esperadas no Japão, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), mas não há necessidade de se preocupar com danos. A hora em que se espera uma ligeira alteração do nível do mar é por volta das 16h de terça-feira, na costa das províncias de Hokkaido (lado do Pacífico), Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki, Chiba e Shizuoka.
No dia do aniversário dos terremotos de 1985 e 2017
Houve queda de energia elétrica na cidade do México, no estado homônimo, Michoacan, Colina e Jalisco, restabelecida mais tarde.
Nessa mesma data se relembrava os dois terremotos fortes que abalaram a cidade do México em 1985 e 2017. Ou seja, coincidentemente foram 3 terremotos grandes na mesma data.
Segundo informações do governo, houve muitos danos materiais mas não há notícia de vítima fatal, embora nas redes sociais tenha comentário de uma morte.
O governo também informou que já ocorreram mais de 200 réplicas.
Veja os posts do terremoto.
#Mexico Fuerte sismo de 7.6 ° de magnitud. Un hombre falleció por circunstancias vinculadas al temblor, en el Estado de Colima#LaPlata Gonnetdigital pic.twitter.com/ZAKLvbTscf
— Gonnet Digital (@MagazineGonnet) September 20, 2022
Tras el fuerte sismo el agua de algunas albercas caían de los edificios de av Vallarta #temblorgdl @Trafico_ZMG @Metropoli1150 #sismo pic.twitter.com/Jjah22XLs6
— EMERGENCIAS GUADALAJARA..!!! (@gusdegdl) September 19, 2022
En Jalisco nunca había visto un Sismo de esta magnitud, en mis 33 años años de vida. Literal se movió todo. pic.twitter.com/UDLM0lWNi0
— Jorge Garcia Orozco (@jorgegogdl) September 19, 2022
Fontes: WeatherNews, AS e Mundo Deportivo