Às 12h52 de segunda-feira (5), horário de Beijin, ou 13h52 no horário Tóquio, ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 6,6 a 43 quilômetros a sudoeste de Kanding, sede da Prefeitura Autônoma do Tibete de Garzê na província de Sichuan, no sudoeste da China.
O hipocentro foi a 10km de profundidade.
Até as 15h ainda não havia notícias de danos humanos e materiais, a não ser por parte dos internautas de cidades bem distantes comentando sobre o forte abalo.
A magnitude foi corrigida posteriormente para 6,8. Logo depois ocorreram mais dois abalos de 4,2 e 2,9, respectivamente, nas imediações.
Há informações de que o Departamento de Bombeiros e Resgate da Província de Sichuan despachou 30 pessoas para o epicentro do terremoto, e outras 530 pessoas das equipes de resgate foram enviadas para o epicentro em outras sete regiões.
Em 12 de maio de 2008 ocorreu um terremoto violento de magnitude 7,9 em Sichuan, o qual matou 62.664 pessoas e deixou mais de 358 mil feridas.
Veja o post publicado pela CGTN:
Live #updates: Strong quake hits SW China's #Sichuan
– Several aftershocks have been recorded in nearby areas.
– Currently there's no reports of casualties.
– Local firefighters are assembling at quake-hit sites.https://t.co/uknv3BTyYK pic.twitter.com/sn6Z9L4Mck— CGTN (@CGTNOfficial) September 5, 2022
Assista a alguns vídeos postados no YouTube.
https://youtu.be/FWEkhxnLWxo
https://youtu.be/vpJeQ-wWOB0
Fontes: News Digest, Dimsun Daiky e CGTN