Luzes de alerta estão piscando na economia global enquanto a alta inflação e a guerra na Ucrânia têm um efeito grave.
Há atualmente uma chance de 98.1% de recessão global, de acordo com um modelo de probabilidade da Ned Davis Research.
As únicas outras vezes que o modelo de recessão ficou assim tão alto foi durante uma severa recessão econômica, mais recentemente em 2020 e durante a crise financeira global de 2008 e 2009.
“Isso indica que o risco de uma severa recessão global está aumentando por algum momento em 2023”, escreveram economistas no Ned Davis Research em um relatório na sexta-feira passada (23).
Enquanto bancos centrais aumentam seus esforços para controlar a inflação, economistas e investidores crescem desconsolados.
Sete de 10 economistas entrevistados pelo Fórum Econômico Mundial consideram uma recessão global de alguma forma provável, de acordo com um relatório publicado na quarta-feira (28).
Mesmo assim, há pontos de luz, principalmente nos EUA, a maior economia do mundo.
O mercado de trabalho nos EUA continua historicamente forte, com a taxa de desemprego perto dos menores níveis desde 1969. Consumidores continuam a gastar e lucros corporativos estão robustos.
Há também esperanças de que a pior inflação em 40 anos nos EUA seja abrandada nos próximos meses, visto que o fornecimento alcança a demanda.
Fonte: CNN