Há possibilidade de ocorrência de terremoto de magnitude 8 a qualquer momento em Okinawa

Caso aconteça um terremoto dessa magnitude, os danos serão maiores do que no arquipélago principal, por causas diversas. Veja quais.

Imagem meramente ilustrativa (terremoto na Indonésia em 2018/Wikimedia)

A população local e a do país tem uma imagem de que é difícil ocorrer um forte terremoto em Okinawa, mas isso é só um paradigma, pois a situação indica que não é de se estranhar que aconteça um de grande magnitude a qualquer momento.

Publicidade

O professor Mamoru Nakamura, da Universidade Ryukyu, explica que “esta é a primeira vez que se fala da possibilidade de um terremoto de magnitude 8. No caso de Okinawa, apesar de haver terremotos, foi subestimado porque havia poucos registros desse tipo”.

Professor Nakamura (FNN)

Nakamura estuda os terremotos do grupo das Ilhas Nansei (do sul de Kyushu ao arquipélago Ryukyu) e aponta que Okinawa tem sido considerada “uma região onde é improvável que ocorram grandes terremotos” porque houve poucos grandes terremotos nos últimos 100 anos.

Por esse motivo, o nível de resistência a terremotos dos edifícios estipulada pela Lei de Padrões de Construção é cerca de 30% menor em Okinawa do que em outras províncias. E esse é um dos fatores de preocupação, pois se ocorrer um forte terremoto os danos poderão ser maiores do que os estimados no arquipélago principal.

Rochas de 200 toneladas mostram a força do tsunami

O Grande Tsunami de Meiwa ocorreu há 251 anos, no período Edo. Um terremoto de magnitude 7,4 na costa da ilha de Ishigaki, matou cerca de 12 mil pessoas em Miyako e Yaeyama.

Uma das rochas encontradas em Ishigaki pesa cerca de 200 toneladas (FNN)

Em 2012, duas novas rochas gigantescas, transportadas pelo tsunami, foram descobertas na Ilha de Ishigaki.

Outro fator de preocupação é que no caso de um desastre em grande escala, existe o risco de que os suprimentos de resgate e socorro sejam difíceis de chegar e as pessoas fiquem isoladas, pois há muitas ilhas. 

Além disso, a taxa de cobertura de organizações voluntárias de prevenção de desastres Okinawa é a pior do país. Por isso, a assistência mútua entre os moradores é essencial até que chegue o socorro público.

Em 2022, foi apontado que há uma grande possibilidade de um terremoto da classe de magnitude 8 ocorrer em torno das Ilhas Nansei e Yonaguni.

Grupo das Ilhas Nansei (Wikimedia)

Fonte: FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Quinto caso de varíola dos macacos no Japão

Publicado em 22 de setembro de 2022, em Sociedade

O governo informou sobre mais um caso confirmado de varíola dos macacos, cujo paciente está internado.

Imagem da JNN

No começo da noite de quarta-feira (21) o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) informou sobre o quinto caso de confirmação da varíola dos macacos no Japão.

Publicidade

Ele é residente em Tóquio, tem idade na faixa dos 60, e não tem histórico de viagem para o exterior, mas relatou ter tido contato com uma pessoa que veio de fora.

O homem apresentava sintomas como febre e erupção cutânea, por isso, resolveu fazer uma consulta em um hospital de Tóquio. Realizado o teste, o resultado foi a confirmação dessa doença causada pelo vírus monkeypox.  

O paciente, cuja nacionalidade não foi divulgada, está hospitalizado em uma instituição médica em Tóquio e sua condição é estável.

Fontes: News Digest e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!