O Nanmadol se move lentamente na direção norte-noroeste (NHK)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu um alerta de emergência contra ventos violentos, ondas altas e marés de tempestade para a província de Kagoshima, no sudoeste do arquipélago.
Publicidade
Segundo a AMJ, o tufão muito forte pode causar tipos de desastre que só foram vistos apenas uma vez em poucas décadas.
O olho do tufão Nanmadol, o 14º da temporada, estava ao sul da região Kyushu na manhã deste domingo (18).
O Nanmadol se move lentamente na direção norte-noroeste e deve de aproximar de Kyushu ou pode avançar em terra firme até a manhã de segunda-feira (19).
A agência diz que ventos com velocidade de até 180Km/h vão afetar o sul e norte de Kyushu, assim como as ilhas Amami, com velocidade máxima instantânea de até 252Km/h até o domingo.
O sul de Kyushu pode registrar até 600mm de chuva no período de 24 horas até a manhã de segunda-feira.
A agência também alerta que como o tufão é grande, chuva e ventos podem se intensificar mesmo em áreas longe do caminho dele. A previsão é de que o Nanmadol siga para o nordeste e passe por Honshu até a terça-feira (20).
Voos foram cancelados em aeroportos por todo o país.
Desde as 6h deste domingo, a Japan Airlines e a All Nippon Airways decidiram cancelar mais de 500 voos para o dia. Outras companhias aéreas também estão suspendendo serviços.
O Grupo Japan Railways informou que serviços de trem serão afetados neste domingo e segunda-feira.
A operadora do Kyushu Shinkansen disse que suspenderia o serviço entre Kumamoto e a estação de Kagoshima-Chuo o dia todo neste domingo.
Ela disse que suspenderia as operações entre Hakata (Fukuoka) e Kumamoto por volta do meio-dia.
Características do tufão
- Nome: Nanmadol (número 14)
- Classificação: muito forte
- Pressão atmosférica: 925hPa
- Velocidade de movimento: 25Km/h
4 milhões de pessoas recebem ordem de evacuação no sudoeste do Japão
Mais de 4 milhões de pessoas na região Kyushu receberam ordem de evacuação enquanto o forte tufão Nanmadol, o 14º da temporada, se aproxima do sudoeste do arquipélago japonês.
Autoridades de governos locais em todo o Japão enviaram para a NHK e outras redes informações sobre as ordens que eles emitiram até 11h deste domingo.
Um alerta de nível 5, o mais alto na escala de desastre do Japão, foi emitido para mais de 110 mil pessoas em cerca de 55 mil residências nas províncias de Kagoshima e Miyazaki.
Um total de 4.030.000 pessoas em cerca de 1.94 milhão de residências afetadas por um alerta de nível 4 receberam ordem de evacuação em muitas partes de Kyushu.
Fontes: NHK