O governo planeja pedir a residências e empresas que economizem eletricidade neste inverno após um pedido similar no verão, visto que uma crise de energia nacional continua, disseram funcionários do Ministério da Indústria na quinta-feira (15).
O pedido para reduzir o consumo de energia no inverno em todo o país seria o primeiro em 7 anos. Ele ocorre enquanto o fornecimento de gás natural liquefeito (GNL) usado para abastecer plantas de energia termal continua tenso devido a suspensões no mercado decorrentes da invasão em curso da Ucrânia pela Rússia.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria disse em uma reunião de um painel de especialistas sobre política energética que ele tem em mente pedir ao público e empresas que economizem energia de dezembro deste ano a março de 2023.
O pedido será emitido mesmo com o governo esperando que serviços de utilidade pública mantenham uma taxa de capacidade de fornecimento de energia reserva de 3%, o nível mais baixo considerado necessário para um abastecimento estável.
O ministério disse que se um aumento inesperado na produção de energia termal for levado em conta, a capacidade de fornecimento reserva em janeiro está projetado a 4.1% nas regiões leste e nordeste, servidas pela Tokyo Electric Power Company Holdings e a Tohoku Electric Power Co.
Para o resto do país, o ministério espera que a taxa reserva seja de 4.8%.
O governo emitiu um pedido de economia de energia de julho a setembro de 2022, o primeiro do tipo em 7 anos, visto que ele previa uma demanda de energia maior devido ao calor.
Fonte: Japan Times