Mulher com guarda-chuva em Aichi (NHK)
Às 14h36 de sexta-feira (23), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou um aviso de fortes chuvas recordes em curto período de tempo, na província de Mie.
Publicidade
Somente na área da cidade de Shima foram observados 120mm de chuva até as 14h30. Em decorrência, há aviso de riscos de deslizamento de níveis 3 e 4 em Toba e Shima, mas também em Chita (Aichi).
Essas mesmas localidades estão com aviso de risco de inundações, portanto, requer cuidado. Aos residentes, a recomendação é de seguir as orientações das autoridades locais.
Às 14h50 foi a vez da cidade de Nagoia (Aichi) receber um alerta de inundação na parte oeste da cidade. O alerta é até a manhã de sábado (24) ou até o risco passar.
Às 15h08, foi emitido um aviso de chuva forte, com riscos de deslizamento e danos por inundações, para a cidade de Minamichita (Aichi) e logo depois, para as cidades de Mihama e Taketoyo. A recomendação é de ficar atento ao possível transbordamento dos rios até o amanhecer de sábado.
Às 15h25 foi emitido aviso de chuva forte para as cidades de Okazaki e Nishio, com risco de deslizamento e inundação.
Em Gifu, as cidades de Ogaki, capital e Kakamigahara estão sob aviso de chuva forte.
Em Aichi, o mesmo aviso é para as cidades de Fuso, Ichinomiya, Ama, Kanie, Tsushima, Tokai e parte de Nagoia, como Kita-ku, Nishi-ku, Higashi-ku, Naka-ku, Atsuta-ku, Nakagawa-ku, Minato-ku e partes de outras.
Em Mie, são as cidades de Kuwana, Yokkaichi, Suzuka, Tsu, Ise, Toba e Shima.
Reprodução da imagem do site Kikikuru da AMJ
A AMJ disponibiliza um site chamado Kikikuru, o qual é atualizado frequentemente, para conferir as situações de risco. Para visualizá-lo toque aqui e depois de abrir a página, amplie para ver onde reside.
As legendas são:
- Amarelo corresponde ao nível 2 de alerta, ou cuidado
- Vermelho, nível 3, de vigilância
- Roxo, nível 4, de perigoso
- Negro, nível 5, de desastre iminente
A recomendação é evitar fazer programas ao ar livre no feriado, pois há muitos locais sob risco.
Fontes: CBC TV, AMJ e NHK