Mais de 800 dançarinos e outros que participaram de um festival de dança popular de meados de verão na província de Tokushima foram infectados por coronavírus.
O Awa Odori na cidade de Tokushima é um dos festivais de verão mais famosos do Japão.
O festival é realizado nas ruas da cidade de 12 a 15 de agosto e aconteceu em escala completa pela primeira vez em 3 anos, com grupos de dança em cena e muitos turistas de fora da província de Tokushima.
Em uma reunião na quinta-feira (22) do comitê organizador, os resultados de uma pesquisa relacionada à covid-19 com 123 grupos de dança foram reportados. Esses grupos participaram do festival deste ano.
A pesquisa mostra que dos membros de 86 grupos que responderam, houve a confirmação de que 819 contraíram coronavírus entre 11 e 25 de agosto, que incluiu o período do festival.
Estima-se que dos 86 grupos, um total de 3.425 pessoas tenham participado do festival. Isso significa que cerca de um quarto dos membros desses grupos estavam infectados.
Na reunião do comitê, alguns membros do painel levantaram questões sobre aplicação de protocolos relacionados ao coronavírus durante o festival. Eles pediram por uma pesquisa mais detalhada destinada a uma melhor preparação para o evento do próximo ano e posteriormente.
O painel planeja revisar as experiências deste ano e estudar medidas antivírus, além de organizar métodos para o festival do próximo ano.
Fonte: NHK