‘Não toque em estrangeiros para reduzir risco de varíola dos macacos’, diz autoridade da China

A China registrou o primeiro caso de varíola dos macacos na sexta-feira (16).

Tubo de teste de varíola dos macacos com resultado positivo (ilustrativa/banco de imagens)

Uma autoridade da saúde chinesa orientou as pessoas a evitar contato físico com estrangeiros a fim de prevenir possível infecção por varíola dos macacos (monkeypox) após o primeiro caso conhecido do vírus na China continental ter sido registrado na sexta-feira (16).

Publicidade

“Para prevenir possível infecção por varíola dos macacos e como parte de nosso estilo de vida saudável é recomendado que você não tenha contato direto pele a pele com estrangeiros”, disse Wu Zunyou, chefe epidemiologista no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China em sua página oficial na Weibo no sábado.

Sua publicação foi amplamente compartilhada na mídia social no fim de semana, mas a área de comentários sob seu post inicial foi desativada no domingo (18) e na manhã desta segunda-feira (19) em Pequim.

Alguns, que comentaram em versões encaminhadas ou capturas de tela do post de Zunyou, questionaram por que estrangeiros na China, muitos dos quais são residentes a longo termo e recentemente não saíram do país devido às barreiras da covid-19, eram considerados mais perigosos do que cidadãos chineses.

A cidade de Chongqing, no sudoeste do país, registrou uma infecção por varíola dos macacos na sexta-feira em um indivíduo que chegou do exterior, marcando o primeiro caso da doença na China continental em meio ao recente surto global do vírus.

Cerca de 90 países onde a varíola dos macacos não é endêmica registraram surtos da doença viral, a qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência de saúde global.

Houve mais de 60 mil casos confirmados e alguns países não endêmicos reportaram suas primeiras mortes relacionadas.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tornado e rajadas de vento em Shizuoka: feridos e danos materiais

Publicado em 19 de setembro de 2022, em Tempo

O tornado é um dos fenômenos que se formam em consequência de um tufão, mesmo que esteja distante. Foi visto em uma cidade de Shizuoka.

Imagem do tornado enviada por telespectador da JNN

Pouco antes das 16h de domingo (18) várias pessoas testemunharam um tornado em Makinohara (Shizuoka), bem como rajadas de vento muito fortes, as quais causaram danos na cidade.

Publicidade

Até a noite de domingo o Corpo de Bombeiros constatou danos materiais em 27 propriedades, como casas e armazéns.

Segundo a polícia, uma parte da parede externa de uma drogaria em Hazu se desprendeu, o que feriu levemente dois homens que estavam entrando no local. 

Parte da parede da drogaria desprendeu (SATV)

Segundo um dos funcionários de uma agência de correios, depois de ouvir um som como de rugido, viu que a vidraça foi quebrada, provavelmente pela rajada de vento ou tornado. 

Esses fenômenos em consequência do forte tufão de número 14 causaram queda parcial de energia elétrica na cidade.

Devido ao tufão, o ar úmido está vindo do sul e a atmosfera é instável, o que causa chuva intensa, tornado, rajadas de vento e elevação de ondas, segundo o observatório meteorológico local, requerendo cuidado por parte da população da província de Shizuoka.

Funcionários da agência de correios tomam medidas temporárias até a substituição das vidraças (SATV)

Fontes: SATV, JNN e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão