O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) anunciou na quinta-feira (8) que um novo tipo de subvariante da ômicron do novo coronavírus, que nunca foi relatado no exterior, foi confirmado no Japão.
Segundo o NIID foram encontradas nas amostras de 3 pessoas testadas positivo, que chegaram ao país no final de agosto, depois de terem visitado o Vietnã.
Essa subvariante é muito semelhante à outra da ômicron, a BA.2.3.2, e tem uma mutação como a L452R na proteína spike, que é um ponto de apoio ao infectar as células, e também existem mutações que podem afetá-la.
Como não há relatos no mundo, os detalhes sobre a infectividade e gravidade não são conhecidos, por isso o NIID precisa discutir com outros órgãos de pesquisa no exterior e monitorar o status de detecção em cada país.
“Foram encontrados muitos vírus com mutações especiais, e nem todos necessariamente aumentarão a infectividade, mas vamos ficar de olho nesta”, disse Tomoya Saito, diretor do Centro de Pesquisa para Gerenciamento de Riscos de Doenças Infecciosas.
Fonte: NHK