Seringa e frascos de vacina da Novavax (ilustrativa/banco de imagens)
Um homem de 29 anos morreu um dia depois de ter tomado a vacina contra covid-19 da Novavax no Japão, mas uma relação causal continua incerta.
Publicidade
No dia 2 de setembro, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar reportou a morte do homem em uma reunião de um painel especialista para avaliar a segurança de vacinas.
Embora o ministério tenha recebido um relatório da instituição médica dizendo que “foi uma morte repentina, e uma ligação com vacinação, tal como uma possibilidade de inflamação no músculo do coração, não pode ser negada”, uma relação causal aparentemente não pôde ser confirmada devido a uma falta de informação objetiva.
Essa foi a primeira morte no Japão após imunização com vacina da Novavax.
De acordo com o ministério, o homem recebeu uma segunda dose em 17 de agosto. Ele apresentou febre na manhã seguinte e estava se recuperando em casa. Ele sofreu parada cardiorrespiratória à noite e foi levado às pressas para o hospital, mas teve sua morte confirmada.
A vacina da Novavax é a quarta contra covid-19 aprovada pelo governo japonês e é fabricada nacionalmente pela Takeda Pharmaceutical, para a qual foi fornecida a tecnologia.
É um imunizante de proteína recombinante e tem sido usado como reforço, assim como primeira e segunda doses.
Fonte: Mainichi