Tufão Nanmadol sobre Kagoshima e sua área de tempestade e chuva (Tenki)
Por volta das 19h de domingo (18) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que o tufão Nanmadol está sobre a cidade de Kagoshima (província homônima), classificado como grande e muito forte, com 935hPa de pressão atmosférica central.
Publicidade
A sua área de tempestade é de 1,4 mil quilômetros e, sem perder a potência, deverá seguir um curso sobre o arquipélago principal, se movendo a 20km/h.
Antes de chegar sobre as províncias, já causou danos na região de Kyushu e também em parte de Chugoku. O índice pluviométrico deverá ser elevado como foi em Miyazaki, assim como as rajadas de vento históricas.
Até as 19h de domingo foram confirmados 1 ferido em Kumamoto, 10 em Miyazaki, 4 em Kagoshima e 1 em Hiroshima, atingida por uma parede que veio voando. Todas estão recebendo cuidados no hospital e nenhuma ficou em estado que pudesse levar à morte.
Foto da vidraça quebrada enviada, em Kagoshima, para a NHK
Em Kushima (Miyazaki) um local de abrigo dos que foram evacuados teve a vidraça quebrada na manhã de domingo por uma forte rajada de vento. Em Nichinan (Miyazaki) uma placa de madeira de 4 metros caiu e foi levada pelo vento, bem como uma outra de um ponto de ônibus.
Na cidade de Kagoshima foi registrado vento de 43 metros por segundo. Depois das 14h os bombeiros foram avisados de um guindaste parado em uma obra, que se quebrou por causa do vento.
Havia um depósito de madeira, o qual foi destruído pelo 14.º tufão, em Miyazaki (ANN)
Em Kanoya (Kagoshima), uma vidraça de 5 por 10 metros quebrou com uma rajada de vento por volta das 9h de domingo.
Por influência do tufão Nanmadol, uma ampla área do país está sob chuva, mesmo nos locais distantes como as regiões Tokai e Kanto.
Na segunda-feira (19) a previsão é do tufão se aproximar de Izumo (Shimane) e, depois deverá ir perdendo a potência enquanto passa sobre o país, até se transformar em ciclone extratropical, depois de ter deixado Hokkaido, na quarta-feira (21), segundo a previsão da AMJ.
Além do tufão de número 14, tsunami em Okinawa
No dia anterior, sábado (17), o tufão Nanmadol se aproximou de Daito, uma das ilhas de Okinawa, causando chuva, fortes ventos e elevação das ondas. Todas as ilhas da província ao sul do Japão foram afetadas no final de semana.
Além disso, ainda sob fortes rajadas de vento e chuva, teve um alerta de tsunami de 1 metro em Miyako no domingo, e de 20 centímetros em volta de outras ilhas, inclusive na principal, emitido às 16h16. Foi em consequência do forte terremoto ocorrido em Taiwan, e o alerta foi cancelado às 17h15.
Fontes: NHK, ANN e Tenki