População de idosos no Japão passa de 36 milhões

A população idosa do Japão vem crescendo todos os anos desde 1950.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Idosos banhando os pés perto de praia em Obama, Fukui (ilustrativa/banco de imagens)

O número estimado de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos no Japão situou-se a uma alta recorde de 36.27 milhões desde a quinta-feira (15), aumentando em 60 mil comparado ao ano anterior e contando por 29.1% da população total da nação, também o maior de todos os tempos, informou no domingo (18) o Ministério de Assuntos Internos.

Publicidade

A estimativa, baseada nos dados do censo de 2020 e outras informações, foi divulgado antes do Dia do Respeito ao Idoso nesta segunda-feira (19), feriado nacional.

O número de idosos do sexo masculino totalizou 15.74 milhões, formando 26% da população de homens total, enquanto a de idosas situou-se a 20.53 milhões, somando 32% da população feminina geral.

A população idosa vem crescendo todos os anos desde 1950.

Dentre 200 países e regiões no mundo com população de 100 mil ou mais, o Japão teve a proporção mais alta de idosos. A Itália ficou em segundo com 24.1%, seguida pela Finlândia com 23.3%.

Fonte: Nippon, Jiji

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Um dos piores tufões se aproxima de Kagoshima na noite de domingo

Publicado em 18 de setembro de 2022, em Tempo

O 14.º tufão do ano, muito grande e forte, causou danos enquanto se movia em direção a Kagoshima. Na segunda-feira deverá passar sobre Shimane.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Tufão Nanmadol sobre Kagoshima e sua área de tempestade e chuva (Tenki)

Por volta das 19h de domingo (18) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que o tufão Nanmadol está sobre a cidade de Kagoshima (província homônima), classificado como grande e muito forte, com 935hPa de pressão atmosférica central.

Publicidade

A sua área de tempestade é de 1,4 mil quilômetros e, sem perder a potência, deverá seguir um curso sobre o arquipélago principal, se movendo a 20km/h.

Antes de chegar sobre as províncias, já causou danos na região de Kyushu e também em parte de Chugoku. O índice pluviométrico deverá ser elevado como foi em Miyazaki, assim como as rajadas de vento históricas.

Até as 19h de domingo foram confirmados 1 ferido em Kumamoto, 10 em Miyazaki, 4 em Kagoshima e 1 em Hiroshima, atingida por uma parede que veio voando. Todas estão recebendo cuidados no hospital e nenhuma ficou em estado que pudesse levar à morte.

Foto da vidraça quebrada enviada, em Kagoshima, para a NHK

Em Kushima (Miyazaki) um local de abrigo dos que foram evacuados teve a vidraça quebrada na manhã de domingo por uma forte rajada de vento. Em Nichinan (Miyazaki) uma placa de madeira de 4 metros caiu e foi levada pelo vento, bem como uma outra de um ponto de ônibus.

Na cidade de Kagoshima foi registrado vento de 43 metros por segundo. Depois das 14h os bombeiros foram avisados de um guindaste parado em uma obra, que se quebrou por causa do vento.

Havia um depósito de madeira, o qual foi destruído pelo 14.º tufão, em Miyazaki (ANN)

Em Kanoya (Kagoshima), uma vidraça de 5 por 10 metros quebrou com uma rajada de vento por volta das 9h de domingo.

Por influência do tufão Nanmadol, uma ampla área do país está sob chuva, mesmo nos locais distantes como as regiões Tokai e Kanto

Na segunda-feira (19) a previsão é do tufão se aproximar de Izumo (Shimane) e, depois deverá ir perdendo a potência enquanto passa sobre o país, até se transformar em ciclone extratropical, depois de ter deixado Hokkaido, na quarta-feira (21), segundo a previsão da AMJ.

Além do tufão de número 14, tsunami em Okinawa

No dia anterior, sábado (17), o tufão Nanmadol se aproximou de Daito, uma das ilhas de Okinawa, causando chuva, fortes ventos e elevação das ondas. Todas as ilhas da província ao sul do Japão foram afetadas no final de semana.

Além disso, ainda sob fortes rajadas de vento e chuva, teve um alerta de tsunami de 1 metro em Miyako no domingo, e de 20 centímetros em volta de outras ilhas, inclusive na principal, emitido às 16h16. Foi em consequência do forte terremoto ocorrido em Taiwan, e o alerta foi cancelado às 17h15. 

Fontes: NHK, ANN e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
UniFCV Japão - Educação a distância
Kumon - aprenda nihongo por correspondência