O escritório presidencial da Rússia diz que Vladimir Putin se encontrará com seu homólogo chinês Xi Jinping no Uzbequistão na quinta-feira (15).
A reunião ocorrerá nos bastidores da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai que será realizada no país na Ásia Central. A organização é um quadro de segurança e economia liderado pela China e Rússia.
Essa será a primeira vez que os dois líderes se encontrarão pessoalmente desde a invasão russa à Ucrânia.
O assistente do Kremlin, Yury Ushakov, disse na terça-feira (13) que Pequim havia estabelecido uma “abordagem balanceada” em relação à “crise na Ucrânia”.
Ele disse que a China “entende claramente as razões que forçaram a Rússia a iniciar uma operação militar”. Ele acrescentou que essa questão será discutida detalhadamente na reunião iminente.
Aparentemente, Putin espera confirmar relações militares e econômicas com a China, em um momento quando nações ocidentais aumentaram suas sanções e a força militar russa está enfrentando contra-ataques pesados da Ucrânia na parte leste do país.
Acredita-se que Jinping está esperando produzir realizações diplomáticas na cúpula, antes do Congresso Nacional do Partido Comunista no mês que vem. Ele deve buscar um terceiro mandato sem precedentes como líder do partido no Congresso.
O escritório presidencial da Rússia diz que Putin também se encontrará com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o presidente turco Recep Tayyip Erdogan separadamente nos bastidores.
Putin também deve se encontrar com o presidente iraniano Ebrahin Raisi. Analistas dizem que Putin espera reforçar relações com nações amigáveis em meio ao confronto desenfreado com o Ocidente.
Fonte: NHK