O presidente russo Vladimir Putin confirmou que planeja se encontrar com seu homólogo chinês Xi Jinping no Uzbequistão na próxima semana.
Ele fez o anúncio durante sua reunião na quarta-feira (7) com o presidente da Comissão Permanente do Congresso Nacional da População da China, Li Zhanshu.
Li estava participando do Fórum Econômico Oriental em Vladivostok, onde Putin fez um discurso.
O escritório presidencial da Rússia disse que Putin saudou o funcionário do governo com o terceiro grau mais alto em Pequim, dizendo que a visita de Li “salienta a natureza especial de relações entre Rússia e China“.
Putin também manifestou esperanças de se encontrar com Jinping em breve.
Ele disse que conversará com Jinping durante a reunião de dois dias da Organização de Cooperação de Xangai no Uzbequistão com início em 15 de setembro.
Putin e Jinping têm conversado por telefone desde a invasão russa à Ucrânia, mas essa é a primeira vez que eles se encontrarão pessoalmente desde 4 de fevereiro.
O presidente russo também revelou planos de realizar conversas tripartidas com o presidente mongol Ukhnaa Khurelsukh no evento no Uzbequistão.
A administração de Putin vem fortalecendo relações com Pequim. A força militar chinesa participou de um exercício de grande escala russo realizado no Extremo Leste por uma semana até a quarta-feira (6).
Enquanto a Rússia continua a ser afetada por sanções severas da Europa e EUA é provável que Moscou estabeleça relações mais próximas com Pequim.
Fonte: NHK