As tropas russas, buscando contratar soldados para o que ela chama de “operação especial militar” na Ucrânia, está usando caminhões de recrutamento para atrair voluntários, oferecendo cerca de US$3 mil por mês como incentivo.
Uma unidade especial estacionou tal caminhão em um parque central na cidade de Rostov, no sul da Rússia, no sábado (17) e removeu suas laterais para revelar um escritório móvel.
Soldados usando roupas camufladas e máscaras pretas mostraram suas armas a pessoas interessadas e distribuíram cartilhas coloridas intituladas “serviço militar sob contrato, uma escolha de um homem real”.
Moscou não atualizou o número oficial de mortes militares desde 25 de março, quando ela disse que 1.351 soldados russos haviam sido mortos e 3.825 ficaram feridos. O Kremlin disse na semana passada que não havia discussão sobre mobilização a nível nacional para aumentar suas forças.
Mas a iniciativa de recrutamento mostra que Moscou precisa de mais homens. O responsável pelo caminhão Rostov disse que russos e estrangeiros de 18 a 60 anos com pelo menos o ensino médio seriam elegíveis.
“Cidadãos patrioticamente dispostos estão escolhendo assinar contratos por 3 a 6 meses para participar da operação militar especial”, disse o major Sergei Ardashev, prometendo treinamento a todos.
O salário mínimo médio em oferta é de 160 mil rublos (US$2,7 mil) que é quase três vezes a média nacional.
Russia turns to recruiting trucks, big wages to woo volunteer soldiers https://t.co/5VsSvDBLmb
— Trade For Profit 📈 (@TFPdaily) September 18, 2022
Fonte: Channel News Asia