Imagem do C919 tirada no Aeoroporto Internacional de Pudong em Xangai no ano de 2017 (Wikimedia Commons/Weimeng at www.airliners.net)
A China realizou uma cerimônia na quinta-feira (29) para certificar seu avião de passageiros de fuselagem estreita C919, mostraram fotos na mídia social, representando um grande marco nas ambições do país em desafiar a Airbus e a Boeing no espaço aéreo comercial.
Publicidade
Esperava-se amplamente que o avião, produzido pela fabricante estatal Commercial Aircraft Corp of China (COMAC), fosse certificado até o fim do mês após duas aeronaves terem voado para Pequim em 13 de setembro.
O C919, lançado há 14 anos e desenvolvido para transportar até 168 passageiros, competirá com o popular Airbus A320neo e a família do Boeing 737 MAX enquanto a China busca aumentar sua autonomia tecnológica em meio a tensões comerciais.
Embora o avião seja montado na China, ele depende pesadamente de componentes do Ocidente, incluindo motores e aviônicas, de companhias incluindo a GE, Safran e Honeywell International.
O tipo de certificação concedida na quinta-feira significa que o C919 pode ser entregue ao primeiro cliente, a China Eastern Airlines Corpo Ltd, embora a mídia local tenha reportado que é improvável que o avião entre em serviço comercial com passageiros até o próximo ano.
Fonte: Channel News Asia