Caixão da rainha Elizabeth sendo levado para a Capela de São Jorge (Twitter/@RoyalCentral)
O Reino Unido e o mundo fizeram a última despedida para a rainha Elizabeth II em um funeral de estado na segunda-feira (19) que contou com a presença de reis, príncipes e primeiros-ministros, além de multidões aglomeradas ao longo das ruas de Londres para homenagear a monarca cujo reinado de 70 anos definiu uma era.
Publicidade
Um dia repleto de eventos em Londres e em Windsor começaram cedo quando as portas do Westminster Hall de 900 anos foram fechadas para os enlutados após centenas de milhares terem se reunido em frente ao seu caixão enrolado em uma bandeira.
A segunda-feira foi declarada feriado nacional para homenagear Elizabeth, que morreu em 8 de setembro aos 96 anos, e centenas de milhares de pessoas seguiram para a central de Londres a fim de participar do momento histórico.
Na noite anterior, o rei Charles III publicou uma mensagem de agradecimento à população do Reino Unido e em todo o mundo, dizendo que ele e sua esposa Camilla, a rainha consorte, “ficaram emocionados” com o grande número de pessoas que apareceu para homenagear a rainha.
Após o funeral, o caixão da rainha será levado em procissão para o Castelo de Windsor, uma residência real a oeste de Londres, onde ela será enterrada.
O imperador Naruhito e a imperatriz Masako representaram o Japão no funeral de estado da rainha. Essa foi a primeira viagem do casal ao exterior desde 2019 quando Naruhito ascendeu ao trono.
Fonte: Yomiuri, NHK